OBRIGADO PELA VISITA

OBRIGADO PELA VISITA
PORTUGAL

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

CENTENÁRIO

NASCIMENTO 12/DEZEMBRO/1907
Sei um ninho.E o ninho tem um ovo.E o ovo, redondinho, tem lá dentro um passarinho novo.Mas escusam de me atentar:Nem o tiro, nem o ensino.Quero ser um bom menino e guardar este segredo comigo.E ter depois um amigo que faça o pino a voar...
miguel torga.
----------------------
Escritor português natural, de São Martinho de Anta, Vila Real. Proveniente de uma família humilde, teve uma infância rural dura, que lhe deu a conhecer a realidade do campo, sem bucolismos, feita de árduo trabalho contínuo. Após uma breve passagem pelo seminário de Lamego, emigrou com 13 anos para o Brasil, onde durante cinco anos trabalhou na fazenda de um tio, em Minas Gerais, como capinador, apanhador de café, vaqueiro e caçador de cobras. De regresso a Portugal, em 1925, concluiu o ensino liceal e frequentou em Coimbra o curso de Medicina, que terminou em 1933. Exerceu a profissão de médico em São Martinho de Anta e em outras localidades do país, fixando-se definitivamente em Coimbra, como otorrinolaringologista, em 1941.

1 comentário:

EMESILVA disse...

Considerado por muitos como um avarento de trato difícil e carácter duro, foge dos meios das elites pedantes, mas dá consultas médicas gratuitas a gente pobre e é referido pelo povo como um homem de bom coração e de boa conversa. Foi o primeiro vencedor do Prémio Camões.
eterno descanço.